• Tinah Lima

2016 - O Ano do Eremita


2016 = 2 + 0 + 1 + 6 = 9

O Eremita, o Arcano IX do TARÔ, é o regente deste ano. Ele vem trazendo luz em troca de cautela, paciência e perseverança.

O ano do Eremita será um ano de muito aprendizado (leia-se: testes) para todos nós.

Não será um ano para desperdiçar, pois quem conseguir aproveitá-lo bem, poderá dar um salto no próximo, que terá a influencia do Arcano X – A Roda.

Para aproveitar bem o ano:

Cautela: com a precipitação, com os gastos, com os sonhos, com os valores, com a pressa, com os atalhos, e com tudo aquilo que é efêmero ou não parece sério ou seguro. Os riscos no ano do Eremita precisam ser sempre calculados. Prudência será fundamental neste ano. Cada passo precisa ser pensado e o caminho precisa estar claro. Não é a toa que o arcano é representado por um homem velho (SABEDORIA), com uma lanterna (LUZ) e um cajado (SEGURANÇA). Características que precisam ser observadas e respeitadas e obter um ano bom.

Introspecção: para se conhecer melhor, refletir sobre o que será necessário para crescer, evoluir, em todos os sentidos. Também para pesquisar estudar e aprimorar suas técnicas e suas qualidades. Introspecção não se refere a isolamento ou solidão, mas sim um modo de você aprender a buscar no seu interior as respostas para as suas questões. Cuidado para não se isolar nesse período. Um lugar e um momento para estar só e em paz com seu eu interior é sempre bem vindo, sempre muito especial, mas estar fora da sociedade e se tornar um ser solitário é outra coisa e muito normalmente torna-se prejudicial.

O ano pede aperfeiçoamento em todos os níveis:

Material

- Desapego: é um ano para trabalhar esta virtude, pois com todas as medidas econômicas, o desemprego e a situação no país e mundial, será necessário rever as despesas, as contas, os gastos, sem avareza, usando a criatividade para conseguir fazer mais com menos. Nunca esquecendo os itens anteriores: prudência, sabedoria, cautela...

- Saúde: alimentação, vigilância no peso. Nada de excessos alimentares e nem físicos. Exercícios constantes e moderados. Exagero nunca é bem vindo, especialmente neste ano. Se precisar de algum tratamento médico, faça-o em conjunto com uma Terapia Holística. Florais, Cristais, Aromas, unguentos, ervas, Homeopatia juntamente com a alopatia, são muito bem vindas pelo Arcano X – O Eremita.

Mental

- Equilíbrio: é fundamental. Adote alguma técnica para buscar essa virtude. Meditação, Tai-chi-chuan, contemplação, Ioga, artes marciais, corrida, ginástica, qualquer coisa que leve a sua mente para longe do planeta durante uns bons momentos. Se for preciso, não se furte a pedir ajuda de um psicólogo ou um psiquiatra. Terapia e remédios ajudam a corrigir falhas químicas em nosso sistema quando as coisas não estão funcionando bem. Estou falando do que chamam de “mal do século”: a depressão, que paralisa, embota e destrói a saúde, carreiras relacionamentos, toda uma família pode adoecer por uma só pessoa depressiva em casa. Mau humor em estado permanente pode ser indício de depressão. Nem só de tristeza sofre um ser deprimido. A raiva, a intolerância, quando frequantes podem indicar um problema de baixa serotonina no sistema, o que pode levar a depressão. Não tenha receio. Existem médicos especialistas para tudo, inclusive para a mente. Se você era uma pessoa alegre e ficou triste ou reclamona, ou irritadiça e intolerante, cure-se! Este ano é excelente para isso e para todo o tipo de cura.

- Crescimento Intelectual: está pensando em fazer uma pós-graduação? Doutorado, mestrado, cursos técnicos, MBA, outra graduação, línguas... Até mesmo assuntos que não são do seu ramo, mas que você tem interesse. Tudo o que estiver ligado a pesquisas e estudos. 2016 será excelente para isso, desde que você consiga a introspecção citada acima. Assuntos religiosos e exotéricos terão uma tônica forte nesses doze meses.

Emocional

- Controle e autoconhecimento: trabalhar a ansiedade para atingir a serenidade. Buscar a inteligência emocional. Fugir dos gatilhos que te tiram do sério, te levam pra fora da razão, do que transborda o copo. Não será um ano bom para paixões desenfreadas por alguém ou coisa alguma. A dica é perceber as qualidades e características de quem nos interessa como companhia, como parceiro de jornada e realmente querer ser feliz com essa pessoa, sem falsas expectativas contanto com toda a nossa honestidade e vontade de evoluir.

Espiritual

- Busca de crescimento: o ano é perfeito para isso. Como já mencionado, O Eremita não é somente aquele que se isola, mas aquele que faz uma jornada interior incansável em busca da sabedoria, da moralidade, da espiritualidade. Por este motivo, muitos eremitas que conseguiram este feito, foram considerados santos pela igreja Católica. Contei mais de trinta deles, sendo São João Clímaco (580 DC). O padroeiro dos eremitas. Ele escreveu uma obra intitulada: A Escada para o Paraíso (Escada = Klímax, em grego – Clímaco). O texto é um resumo da vida espiritual, concebida para os solitários e contemplativos e revela que existem 30 degraus a serem galgados para que possamos atingir a perfeição moral. O texto foi adotado por muitos religiosos do ocidente e oriente como conduta pessoal e influenciou a arte bizantina, tornando a escada, um símbolo de crescimento espiritual.

Ninguém aqui é santo, mas todos nós podemos tirar proveito deste ano para trabalhando o crescimento em todos os níveis.

  • Explorar o nosso interior, aprender sobre si próprio fazendo uso da introspecção. A busca pelo conhecimento do que habita o nosso interior ao qual todos nós podemos ter acesso. Levar luz à nossa sombra para enxergarmos aquilo que queremos melhorar.

  • Descobrir ou aperfeiçoar dons. Quais são seus dons? Sabe que “ganhamos” novos dons à medida que evoluímos e também “perdemos” os que não utilizamos? Na verdade, não se trata de ganhar ou perder, é como se fôssemos aos poucos aprimorando algumas características à medida que nos exercitamos e abrimos nossas mentes e enferrujando as que não utilizamos.

  • Rever seus conceitos, desapegar do ego. Mas cuidado: muita gente boa acha que desapegar do ego é matá-lo, eliminá-lo. O ego faz parte da pessoa e cada ser é único, com seu caráter, sua personalidade, seu ego. Se você acaba com uma parte sua, ficará perdido, desentendido, sem saber quem você é. Bem diferente é desapegar-se do ego atual, do que você acredita ser, para mudar e crescer. Porque para mudar é necessário desligar-se de quem você não quer mais ser. Abandonar a personalidade antiga para se tornar outra pessoa. E o ego resiste...

  • O Ano do Eremita também vem falar de tempo. Embora com as recomendações de prudência, introspecção e paciência, não é para ficarmos parados... Não podemos parar de agir. É importante ressaltar, que mesmo enquanto paramos de agir, continuamos viajando no tempo. Einstein nos mostrou essa relação ao definir que tempo e espaço são tão dependentes que deveriam ser uma só palavra: espaço-tempo. E por este motivo, não conseguimos parar no tempo, por mais que esse modo de falar seja muito utilizado. O tempo não tem condescendência com ninguém, ele cobra duro. Ele não espera a gente se recuperar e nem ficar bem. Pensamos que estamos parados, mas estamos em movimento pelo tempo, só que sem ação no espaço. Neste ano as coisas podem não acontecer no tempo desejado. Trabalhar a prudência, a serenidade e a perseverança construindo a sabedoria de lidar com o espaço-tempo será o grande desafio.

Acima: Tarot de Marseille - Rider Waite tarot - Tarocchi dei Visconti Sforza - Thot Tarot

2016 é um grande ano para aqueles que têm coragem de admitir que ainda podem melhorar, se aprimorar e alcançar mais um degrau na vida. Trabalhando e aperfeiçoando todos os pontos que merecem atenção. Não é um ano para levar na brincadeira. É para quem quer realmente crescer. Encarar o ano com seriedade, sem sisudez, se conhecendo, se perdoando, se curtindo e se amando é fundamental. Aproveite!

O IV album do Led Zeppelin traz uma Ilustração interna do Eremita, que imagino, ter sido inspirada do Rider Waite Tarot

#2016 #Tarô #Tarot #Eremita #Arcano9 #acanoIX #Oanodoeremita #previsões #2016previsões #TinahLima #TINAHLIMA

61 visualizações

+55-21-997852810

Rio de Janeiro - RJ

  • Instagram - Black Circle
  • Facebook Basic Black
  • Pinterest - Black Circle
  • Twitter Basic Black
  • Google+ Basic Black