A Páscoa... Qual o verdadeiro significado?

A Páscoa é um momento de reflexão sobre o nosso próprio ser.
Momento de ressurreição!
Renascimento!
Após o jejum da Quaresma, que nos ajuda a lembrar que não precisamos de tudo o que consumimos ou acumulamos em todos os sentidos, que nos ajuda a manter a introspecção e a autoanálise sobre os atos do período passado. Cabe lembrar que se tratava do final do inverno do hemisfério norte, onde a escassez de alimentos e o frio congelante já era um motivo bastante favorável a essa reflexão. Mais um ciclo se abre e temos então a oportunidade de nos perdoar e de renascer como o Cristo! Renascer com a vida, como faz a Natureza com a sua primavera!
Na grande maioria dos povos de origem grega ou latina, a palavra Páscoa vem do grego: Pascha, um termo derivado, do aramaico e do hebraico: Pesaḥ que significa "passagem" . Esse era o nome de um festival hebraico que comemorava o Êxodo, o qual se imolava um Cordeiro, tal como Moisés fez em agradecimento a Deus por terem se livrado da escravidão e atravessado o Mar Vermelho. Razão esta para o cordeiro ser um dos símbolos da Páscoa. A Páscoa era um ritual de passagem. Quase todos os países que utilizam línguas não-inglesas têm palavras derivadas de "Pascha" para designar esta data.

Em inglês é Easter, em alemão é Ostern e vêm da palavra Ēastre ou Ēostre a deusa anglo-saxônica, também conhecida como Ostara. Deusa do renascimento, do amanhecer, da ressurreição da vida na natureza que é marcada pela entrada da primavera no hemisfério norte, quando as noites longas de frio dão lugar aos dias com igual duração às noites, o Sol volta a brilhar mais forte e os animais saem das suas tocas para o acasalamento. Sendo os coelhos os primeiros a surgirem para a festa da procriação e renascimento, se tornaram um símbolo forte da Páscoa. A deusa Ostara, correspondente à deusa romana Aurora e grega Eõs, também é sempre associada à Lebre, pelo mesmo motivo e a principal decoração desse festival era ovos de galinha, cozidos e pintados. Eles também eram ofertados de presente. O ovo representa a fertilidade da Deusa e do Deus. Era uma festa ligada às crianças, símbolo da renovação da família.

Um costume que foi bem recebido pela nobreza que começou a encomendá-los para ofertá-los. Foi daí que vieram os famosos ovos Pêssankas da Ucrânia, que datam de até 3000 AC e os Fabergé, que chegam a valer até US$ 20 milhões.

Alguns nobres mandavam cobri-los de ouro e assim eles passaram a ser de porcelana ou madeira, devido a maior duração destes materiais. Conta-se que um Pâtissiers francês teve a ideia de esvaziar o ovo ainda cru, através de um pequeno orifício e enchê-lo com chocolate, o futuro disso todos já sabem...

A Páscoa cristã está ligada à Páscoa judaica e ambas têm origem na Páscoa hebraica onde era comemorada a vitória do Êxodo, relatado no Antigo Testamento, como citei anteriormente.
De acordo com o Novo Testamento, Jesus deu à Páscoa um novo significado, pois ele preparou seus apóstolos para a sua morte durante a ceia no cenáculo (que foi a Última), quando ele escolheu o pão (matzah judaico sem fermento), como sendo seu corpo e o vinho como seu sangue, que seria derramado. Este sacrifício foi alegoricamente identificado com o Cordeiro (de Deus que tira o pecado do mundo), quando Paulo prega aos Coríntios: "Purificai o velho fermento, para que sejais uma nova massa, assim como sois sem fermento. Pois na verdade, Cristo que é nossa páscoa, foi imolado". Associando o sacrifício pascal do cordeiro (korban) com o do Cristo no período da Páscoa. Coríntios 5:1-7
A Páscoa cristã, embora tenha dado um novo motivo para ser comemorada, também traz como tema a ressurreição e o renascimento, no caso de Cristo nos corações dos cristãos. Os cristãos incorporaram o costume dos ovos presenteados, pois o ovo é sinônimo de vida e foi visto também como um símbolo da ressurreição.

Vários povos do mundo comemoram a Páscoa e não importa a sua origem, tradição, crença ou raça, em todos os cantos do planeta ela tem o mesmo significado. RENASCER! Portanto ainda está em tempo a hora é já! Esteja presente, se limpe, se perdoe, dê o melhor de si e ressucite de onde quer que esteja. Hora de renascer!
Feliz Páscoa!
Feliz ano novo!

Referências:
The Author's Views respecting the Celebration of Easter, Baptism, Fasting, Marriage, the Eucharist, and Other Ecclesiastical Rites. – Vários autores
"The Easter/Passover Season: Connecting Time's Broken Circle", The Book of the Year: A Brief History of Our Seasonal Holidays - Aveni, Anthony
Handbook of Christian Feasts and Customs
A Bíblia Coríntios 5:1-7
History of easter The History Channel website.
O Guia dos Curiosos - Marcelo Duarte
Gazeta do Povo
O Globo
Quadro “A ascensão”, de Andreas Herman Hunaeus (1840)
#Páscoa #Ovosdepáscoa #Ostara #Ressureição #quaresma #primavera #TinahLima #TINAHLIMA